Taubaté promove 1º Passeio Ciclístico Caminho do Ouro, com percurso de 70km

A iniciativa ressalta o trabalho da paleógrafa Lia Mariotto, cujas pesquisas comprovaram que Taubaté integrava a rota colonial entre os séculos XVII e XVIII, por onde o ouro extraído de Minas Gerais seguia em direção ao litoral brasileiro.

Prefeitura de Taubaté realiza, no próximo dia 17 de agosto, o 1º Passeio Ciclístico Caminho do Ouro, evento gratuito voltado a ciclistas experientes, com um percurso de 70,5 quilômetros por áreas históricas e naturais do município que integravam a antiga rota colonial do ouro.

Com trajeto de alto nível de dificuldade, o passeio inclui trechos em estrada de terra e subidas acentuadas. Por isso, é destinado exclusivamente a maiores de 18 anos com preparo físico adequado e experiência em circuitos de longa distância. O percurso passará por capelas, cachoeiras e outros pontos históricos, com largada e chegada em frente ao Convento Santa Clara.

Promovido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Secretaria de Mobilidade Urbana e outras, o evento busca valorizar o patrimônio cultural de Taubaté, incentivar a prática esportiva e celebrar o reconhecimento oficial do Antigo Caminho do Ouro como bem de interesse cultural.

A iniciativa ressalta o trabalho da paleógrafa Lia Mariotto, cujas pesquisas comprovaram que Taubaté integrava a rota colonial entre os séculos XVII e XVIII, por onde o ouro extraído de Minas Gerais seguia em direção ao litoral brasileiro.

Inscrições e estrutura do evento

As inscrições são gratuitas e limitadas a 100 participantes. Embora não haja cobrança de taxa, a organização solicita a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Fussta (Fundo Social de Solidariedade de Taubaté). Os interessados devem se inscrever por meio do link https://taubate.sp.gov.br/1-passeio-ciclistico-caminho-do-ouro preenchendo um questionário sobre sua capacidade de completar o percurso.

Durante o trajeto, haverá pontos de apoio com água, locais para alimentação, carro de suporte para atendimento médico de emergência e reboque para bicicletas que apresentarem problemas mecânicos.

A pulseira de identificação, entregue na concentração, deverá ser usada durante todo o percurso. Todos que concluírem o passeio receberão um certificado digital de participação.

Mais informações

Mais detalhes podem ser obtidos na Secretaria de Esporte do município, localizada na rua Edmund Morewood, 331, Estiva, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo telefone (12) 3624-8740.