Com apoio de câmeras do CGI, Guarda Civil realiza prisões por tráfico de drogas em Taubaté

A Guarda Civil Municipal de Taubaté registrou duas ocorrências de tráfico de drogas entre a tarde de terça-feira (2) e a madrugada desta quarta-feira (3). As ações contaram com a atuação da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e do CGI (Centro de Gestão Integrada).

cdesta quarta-feira (3). As ações contaram com a atuação da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e do CGI (Centro de Gestão Integrada).

A primeira ocorrência aconteceu na terça, no bairro Parque Sabará. Durante patrulhamento, uma equipe da Romu avistou um homem que, ao perceber a aproximação dos agentes, tentou fugir, mas sem sucesso. No trajeto, ele dispensou uma sacola que continha 26 pinos aparentemente de cocaína.

Já na madrugada desta quarta-feira (3), outra ocorrência envolvendo drogas foi registrada, desta vez em uma praça no bairro Estiva. A ação teve início com o monitoramento das câmeras do CGI, que identificaram dois homens em atitude suspeita. Uma equipe da Guarda foi acionada e realizou a abordagem no local, onde foram encontrados entorpecentes e dinheiro.

Em ambas as ocorrências, os suspeitos foram conduzidos à delegacia, onde permaneceram presos pelo crime de tráfico.

Atuação da GCM e avanço tecnológico

Até agosto deste ano, mais de 5 mil abordagens foram realizadas pelas equipes da GCM, reforçando o combate à criminalidade e a segurança do patrimônio público e da população. Atualmente, Taubaté conta com câmeras conectadas ao CGI, equipadas com tecnologias como reconhecimento facial, análise forense e identificação automática de placas de veículos, entre outras.

Além da criação da unidade da Romu, neste ano também foi lançado o Projeto Sentinela, que permite a integração voluntária de câmeras particulares ao sistema do CGI, ampliando ainda mais o cinturão de monitoramento da cidade.