A GCM (Guarda Civil Municipal) de Taubaté, em ação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, resgatou uma cachorra vítima de maus-tratos. A operação também resultou na prisão do seu tutor, que era procurado pela Justiça.
Com porte médio e semelhante a raça Border Collie, a cachorra, de nome Maya, havia sido adotada há cerca de dois meses e foi encontrada em condições precárias durante a operação, que aconteceu no bairro Santa Fé.
Após denúncia, foi realizado um trabalho integrado entre a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e o sistema de inteligência do CGI (Centro de Gestão Integrada). Durante a pesquisa, foi identificado que o tutor de Maya tinha mandado de prisão em aberto pelo crime de sequestro e cárcere privado.
No imóvel onde a cachorrinha era mantida, a equipe, acompanhada de uma médica veterinária, constatou o espaço de confinamento, as condições insalubres e a ausência de alimento, caracterizando situação de maus-tratos. Maya foi recolhida para receber os devidos cuidados.
No local também foi encontrado um carrinho de compras furtado de um supermercado. O homem foi conduzido à delegacia, onde permaneceu preso para responder ainda por maus-tratos a animais e furto.
Praticar atos de maus-tratos a animais é crime. Denúncias podem ser feitas à Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal pelo sistema de protocolo 1Doc ou por meio do whatsapp do CCZ (12) 98809-3110.